Projeto combate a violência contra pessoas com deficiência

O Instituto Jô Clemente, em parceria com a Fundação FEAC, lança o projeto “Territórios Inclusivos” para prevenir a violência contra pessoas com deficiência, promovendo capacitação e mobilização de profissionais nas áreas de assistência social, saúde, educação, justiça e segurança pública.

O Brasil enfrenta desafios significativos em relação à inclusão e proteção dos cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, conforme revelado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2022). Embora tenham sido implementadas leis inclusivas, como a Lei Brasileira de Inclusão, que garante diversos direitos a essa população, persistem lacunas, resultando na invisibilidade social dessas pessoas e em maior vulnerabilidade às violações de direitos.

Diante desse contexto, o Instituto Jô Clemente (IJC), uma organização sem fins lucrativos com mais de 62 anos de atuação na promoção da saúde e qualidade de vida para pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, lança o projeto Territórios Inclusivos. Desenvolvido em parceria com a Fundação FEAC, o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Campinas. A iniciativa visa prevenir a violência por meio da mobilização, coordenação e capacitação de profissionais nas regiões noroeste e sudoeste de Campinas.

O projeto abrangerá diversas áreas, como assistência social, saúde, educação, sistema de justiça, segurança pública e conselhos de direitos e tutelares. Até setembro de 2024 serão realizadas oficinas, rodas de conversa e um seminário abordando temas cruciais como deficiência, violência, atuação em rede na defesa de direitos, capacitismo, políticas públicas e legislações.

O Instituto Jô Clemente, com sua vasta experiência e comprometimento, destaca-se como uma referência nacional na inclusão desses grupos específicos. Além de proporcionar saúde e qualidade de vida, a organização pioneira no Teste do Pezinho no Brasil desempenha um papel crucial no diagnóstico precoce de diversas doenças raras, contribuindo para a prevenção de deficiências intelectuais. A atuação do IJC está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda ONU 2030, especialmente o ODS 3 (Saúde de Qualidade) e o ODS 10 (Redução das Desigualdades).

Fonte: observatorio3setor.org.br

//]]>