WhatsApp é principal fonte de informação dos brasileiros

De acordo com pesquisa da Câmara dos Deputados e do Senado, 79% dos brasileiros se informam pelo WhatsApp.

O WhatsApp é a principal fonte de informação dos brasileiros. A afirmação é de uma pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. De acordo com o estudo, 79% dos entrevistados disseram receber notícias sempre pela plataforma.

Atualmente, o WhatsApp conta com 136 milhões de usuários no Brasil e é a plataforma de comunicação mais popular, ao lado do Facebook.

Entre os outros veículos utilizados pelos brasileiros para buscar informações estão os canais de televisão (50%), o Youtube (49%), o Facebook (44%), sites de notícias (38%), o Instagram (30%), emissoras de rádio (22%), jornal impresso (8%) e o Twitter (7%).

Em relação ao perfil dos entrevistados, as pessoas acima dos 60 anos afirmaram se informar, principalmente, através da televisão (67%). Entre os jovens de 16 a 29 anos, o Youtube é a fonte de informação mais popular (55%).

A pesquisa ouviu 2.400 pessoas com acesso à internet em todos os estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas por telefone durante o mês de outubro.

AS NOTÍCIAS FALSAS NO BRASIL

Uma pesquisa realizada no ano passado pelo Instituto Ipsos revelou que o Brasil tem a população que mais acredita em fake news no mundo.

De acordo com o estudo, no Brasil, 62% dos entrevistados admitiram já ter acreditado em alguma notícia falsa. Os outros países onde mais entrevistados já foram enganados pelas fake news foram Arábia Saudita (58%), Coreia do Sul (58%), Peru (57%) e Espanha (57%).

Por: Isabela Alves

Fonte: observatorio3setor.org.br

//]]>