ONU-Habitat apoia formalização da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento

Eleição da primeira diretoria aconteceu durante o V Encontro da InRede, realizado em Redenção, sudeste do Pará.

Iniciativa fomenta o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre institutos de planejamento de todas as regiões do Brasil.

Entendendo a importância das parcerias e cooperações para o alcance do desenvolvimento urbano sustentável, o ONU-Habitat apoia a iniciativa desde o seu primeiro encontro.

Representantes de institutos de planejamento de todas as regiões do país estiveram juntos em Redenção, no Pará, para mais um encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede). A iniciativa, que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), visa fortalecer a cultura de planejamento para fomentar políticas públicas de impacto nos municípios brasileiros.

Como forma de avançar nas discussões levantadas pela organização, os institutos participantes do encontro elegeram a diretoria que passa a representar a InRede a partir de agora. Na composição, o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) foi eleito para a presidência e o Instituto de Planejamento de Manaus (Implurb) para a vice-presidência nacional.

“Essa nova constituição representa um momento importante para o futuro da InRede. A partir da sua institucionalidade, poderemos estabelecer convênios, tratar e fazer parcerias com órgãos de outras instâncias e países e continuar promovendo debates voltados para o planejamento das cidades. Poderemos fazer com que mais municípios entendam o papel dos institutos e como eles podem cumprir uma função fundamental no desenvolvimento futuro e nas políticas públicas locais. É um momento único e de muita felicidade.” – Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor

Durante o encontro, o prefeito de Redenção, Marcelo Borges, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do Instituto de Pesquisa, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Redenção (IPPUR), destacando que a troca de experiências também favorece o desenvolvimento de outros municípios nortistas:

“Sem planejamento, não se tem futuro. Queremos estar cada vez mais envolvidos com a InRede, levando esse conhecimento que ela nos traz não só para Redenção, mas para toda a região do Araguaia.”

A diretora-presidente do IPPUR, Fernanda Almeida de Barros, complementou que a participação na InRede e a conexão com outros institutos possibilita o intercâmbio de soluções e experiências em diferentes níveis e escalas:

“Estar em rede, para nós, é estar conectado com outros institutos que têm resultados maiores que o nosso enquanto região, mas que são tão grandes quando o IPPUR enquanto conhecimento. Essa troca traz um sentimento de responsabilidade, de compromisso. É uma satisfação enorme fazer parte.”

Parcerias para não deixar ninguém para trás

O fortalecimento de estratégias em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável é uma das principais frentes de atuação da InRede, que conta com parceiros estratégicos para auxiliar a fomentar a localização das agendas globais em nível municipal. Desde o primeiro encontro da iniciativa, o ONU-Habitat e a GIZ vêm cumprindo essa missão.

“A gente acredita que é por meio do planejamento urbano que seremos capazes de transformar as nossas cidades em lugares melhores. Participamos dos cinco encontros, apoiando esse desenvolvimento urbano integrado, sustentável e voltado para as pessoas e para a resiliência climática.” – Letícia Oliveira, assessora técnica da GIZ Brasil

Coordenador de Programas do ONU-Habitat, Alex Rosa, reforçou que a InRede reflete e impulsiona a importância das parcerias como mensagem-chave da Nova Agenda Urbana (NAU) para a consolidação de um futuro urbano melhor e mais sustentável:

“Os encontros provocam a superação da cultura de planejamento a curto prazo e estimulam a necessidade de pensar uma visão de futuro para as cidades, o que se conecta muito com as agendas globais, especialmente com a NAU. É um momento de fortalecer as parcerias, a cooperação entre pares, facilitando a troca de experiências entre municípios de diversos tamanhos e de diversas regiões do Brasil”.

Plano Diretor, mobilidade e acessibilidade

Além do V Encontro da InRede, a programação também contou com uma visita técnica ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (IMPUP), realizada na quarta-feira (2). Na oportunidade, os institutos puderam saber mais sobre o Plano Diretor Participativo de Palmas, sobre o Sistema de Infraestrutura Verde e conhecer projetos estruturantes implementados pelo IMPUP na capital do Tocantins.

Em Redenção, a agenda continuou com o I Seminário de Mobilidade e Acessibilidade de Redenção, organizado pelo IPPUR na quinta-feira (3). O evento deu seguimento às discussões em torno do desenvolvimento urbano sustentável, reforçando a importância do planejamento a longo prazo e, sobretudo, colocando uma lente sobre as realidades e necessidades das cidades em contexto amazônico.

Para saber mais sobre a inRede, acesse: https://www.redus.org.br/iniciativas/rede-nacional-de-institutos-de-planejamento

Fonte: brasil.un.org

//]]>