Inspiração: Organização oferece equoterapia para crianças e adolescentes

25% de crianças e adolescentes estão com sintomas de depressão e ansiedade, o dobro do registrado antes da pandemia do Coronavírus. Trabalhando para aliviar as angústias relacionadas à crise sanitária, como incertezas sobre o futuro, medo do novo e o distanciamento social, a EquoSorriso – Equoterapia e Equitação Lúdica, oferece tratamento a partir do contato com a natureza

Casos de depressão e ansiedade aumentaram mais de 25% durante a pandemia. De acordo com Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 14% de adolescentes em todo o mundo viviam com algum transtorno mental em 2019.

Dados da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), indicam que, antes da pandemia, 12,9% de crianças e adolescentes tinham sintomas de ansiedade e depressão, número que subiu para 25,2% quando a crise se instalou.

Alguns efeitos da crise sanitária como incertezas sobre o futuro, medo do que estaria por vir e o distanciamento social somado às atividades remotas, podem explicar esse crescimento durante o período.

“Desde o início da pandemia e em situações de isolamento social, pode-se notar um aumento expressivo de casos entre crianças e adolescentes. Ambas as condições, caso não sejam tratadas, podem trazer sérios prejuízos de saúde, sociais, familiares e escolares, entre eles o desenvolvimento de quadros psicossomáticos (gastrite, esofagite, dermatite), repetições de ano e risco elevado para suicídio”, explica a psicóloga Aline Provensi.

Trabalhando para aliviar as angústias sentidos por esses jovens, a organização EquoSorriso – Equoterapia e Equitação Lúdica, oferece o tratamento cientificamente comprovado para a manutenção e melhora dos sintomas, a partir do contato com a natureza.

“O contato direto da criança com o cavalo, desperta uma conexão de sentimentos, onde os estímulos provenientes do animal aguçam a sensibilidade das emoções. Com o acompanhamento de um psicólogo, os assuntos afloram e é necessário ficar atento na abertura e fechamento de assuntos confidenciais do paciente. Assim, a sessão de equoterapia passa a ser também uma sessão de psicanálise”, explica a fundadora e diretora da EquoSorriso, Rosana Collect.

A EquoSorriso é uma organização sem fins lucrativos, localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, Paraná. Desde sua criação, em 2013, já atendeu mais de 600 crianças e jovens com necessidades especiais, além de profissionais com sintomas de depressão e síndrome de Burnout.

Para saber mais sobre o trabalho dessa entidade do Terceiro Setor, acesse o Instagram e o Facebook, ou entre em contato pelo telefone: (41) 99753-4439.

Por: Iara de Andrade

Fonte: observatorio3setor.org.br

//]]>