Esquecidos pelo país: mais de 19 milhões de pessoas passam fome no Brasil

De acordo com os últimos dados recolhidos, mais de 19 milhões de pessoas passam fome no Brasil. O levantamento mais recente da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) indica que no total 19,1 milhões de cidadãos se enquadram neste perfil, ou 9% da população brasileira.

O estudo foi realizado em dezembro de 2020, em 2.180 domicílios das cinco regiões do Brasil, tanto em áreas urbanas como rurais. A entidade também concluiu que, com a pandemia da Covid-19, cerca de 116,8 milhões estão em algum grau de insegurança alimentar — leve, moderado ou grave.

A Rede Penssan explica que a insegurança alimentar acontece quando o indivíduo não tem acesso pleno a alimentos. Os dados da pesquisa indicam que o número corresponde a mais da metade da população brasileira, estimada em 213,6 milhões.

Os números são tão assustadores que o montante equivale a mais de duas vezes a quantidade de habitantes da Argentina, de 45,3 milhões, segundo o Banco Mundial.

Entre esses milhões de famintos estão crianças, mas, infelizmente, a fome no Brasil não parece comover os brasileiros como catástrofes e guerras internacionais. Enquanto isso o número de famintos no Brasil só aumenta.

Por: Maria Fernanda Garcia

Fonte: CNN Brasil / observatorio3setor.org.br

//]]>