Apenas metade dos brasileiros tem o hábito de ler livros

5ª edição da pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’ também revela que 3 em cada 10 brasileiros têm dificuldades para compreender livros, e que taxa de leitores caiu entre quase todas as faixas etárias.

Apenas 52% dos brasileiros têm o hábito de ler e 3 em cada 10 pessoas no país declaram ter dificuldades para compreender livros. Os dados são da 5ª edição da pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, produzida pelo Instituto Pró-Livro e pelo Itaú Cultural.

O estudo classifica como leitores aqueles que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos três meses anteriores à entrevista. A pesquisa entrevistou 8.076 pessoas, de 208 municípios, entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.

Desde 2015, a queda mais brusca nos índices de leitura no Brasil ocorreu entre os mais ricos e escolarizados. De todas as faixas de renda familiar, a que mais caiu foi a que recebe mais de dez salários mínimos, com uma redução de 12 pontos percentuais, de 82% para 70%.

Entre os que têm renda familiar de cinco a dez salários mínimos, a queda foi de 11 pontos. Todas as faixas inferiores tiveram reduções menores, de no máximo quatro pontos percentuais.

O percentual de pessoas com ensino superior que são leitoras caiu de 82% para 68%. Essa foi a maior queda entre todos os níveis de escolaridade

Por outro lado, a pesquisa revelou um aumento nas crianças de cinco a dez anos que gostam de ler. Em todas as outras faixas etárias, a taxa de leitores caiu.

Proporcionalmente falando, as classes A e B leem mais, porém, em números absolutos, o número de leitores nas classes mais baixas é maior. 

Segundo a pesquisa, 17% dos leitores preferem ler os livros digitais e 16% leem tanto e-books quanto livros físicos. Ainda, 22% dos brasileiros leitores afirmaram que o preço é o principal fator na hora de comprar um livro. 88% dos leitores de livros digitais baixaram o e-book gratuitamente, e apenas 18% pagaram para fazer o download.

Para ler a pesquisa completa, clique aqui.

Por: Isabela Alves

Fonte: observatorio3setor.org.br

//]]>